Sobre a Rádio

A Rádio Graviola foi criada em 2008, pela jornalista Valéria Becker, com o o intuito de oferecer um espaço para a livre experimentação sonora, para a divulgação de músicos independentes brasileiros dos diversos gêneros musicais e para a veiculação de conteúdos que não encontram voz nas rádios comerciais. Essa é a nossa meta, nosso objetivo, nossa missão. Inicialmente veiculada em podcasts, em 2010 começamos as transmissões em streaming e em 2011 em live streaming.

Hoje, a Rádio Graviola é considerada uma das pioneiras no espaço web, pois quando foi criada quase não existiam rádios web no Brasil. Esse pioneirismo se estende às transmissões ao vivo em áudio, via web, de shows e eventos de todos os portes. Em abril de 2016, foi reconhecida como a melhor webradio do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música, promovido pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI); em outubro, foi indicada ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo (APCA), pelo lançamento em formato físico de uma coletânea formada somente por artistas independentes que passaram pela sua programação e, em dezembro, foi semi-finalista do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Música.

A Rádio Graviola é um projeto independente, de caráter colaborativo. Os programas são elaborados por uma rede de colaboradores, que enviam suas produções por amor à música e ao veículo rádio. São jornalistas, escritores, músicos, DJs, pesquisadores, especialistas em diversos gêneros musicais, que complementam a grade de programação com programas especiais. O slogan “feita a mão” ilustra a forma de produção da rádio: artesanal! Todos os programas são gravados, editados e bolados um a um, com todo o cuidado para levar ao ouvinte um conteúdo de primeira qualidade.